Tuesday, July 10, 2007

A lógica cruel do capitalismo
Ser cidadão nesta lógica
Como ser cidadão completo na lógica capitalista? O consumo irracional preenche o homem com a saciedade de prazeres fugazes e instantâneos, onde o individuo acredita que sua falta existencial pode ser preenchida com o consumo material. E quando o sujeito não tem condição de consumir o mínimo necessário? Que capitalismo é este que impõe consumos desmedidos para alguns e leva toda a massa para a mesma lógica de que, quem não pode consumir, não existe enquanto humano.
Uma vez impossibilitados de consumir/existir, restam poucas alternativas: violência e/ou anulação da existência humana de fato, com o advento por exemplo da drogadicção. Qual o caminho então para a juventude? Poderíamos nos isentarmos da responsabilidade para com esta juventude, com o pretexto de que todos menos nós somos os culpados. Indagaríamos quem é culpado? é o governo que, os políticos que, a economia que, e neste mar de “QUÊS”, ninguém assume a responsabilidade, ninguém é culpado, ninguém tem.
É uma lógica perversa da falta que tenta completar uma falta simbólica. De que forma o consumo pode nos completar? Que nova ordem será essa? Que caminhos temos? É possível quebrar esta lógica?

Texto: Reflexões sobre consumo ético
Paulo Roberto dos Santos Pereira
Professor e Psicologo

No comments: